Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser feita a inspeção visual às jantes e pneus.
Comparar as dimensões e características dos pneus montados no veículo com as características e as dimensões averbadas no livrete no campo de identificação do dos pneumáticos, nomeadamente:
• Diâmetro do pneu
• Largura
• Capacidade de carga
• Categoria de velocidade
• Sentido ou posição de montagem
• Pressão do ar de enchimento
Analisar se existem mais de um tipo de estrutura de pneus montado no veículo e se no mesmo eixo não existe mais de um tipo de pneu.
Exame visual ao estado dos pneus e verificar se existem fissuras, cortes, estrutura visível que ponham à vista ou alcancem a carcaça do pneu e ou deformações convexas (salientes) na superfície das paredes laterais.
Verificar ainda se os pisos apresentam sinais de reabertura de ranhuras (salvo os regrovable).
Deve o inspector verificar as marcações regulamentares nos pneus incluindo a de homologação.
Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser feita a inspeção visual ao pára brisas, vidros, espelhos retrovisores, limpa pára – brisas e lava vidros.
PÁRA-BRISAS
Verificar se existe alguma obstrução à visibilidade devido á colocação de autocolantes na área de varrimento das escovas do limpa pára-brisas ou alterações no vidro que reduzam, deformem ou interfiram com a visibilidade do condutor.
PALAS DE SOL
Deve ser ainda verificada a existência de palas de sol, (Nos veículos automóveis é obrigatória uma do lado do Condutor) analisando o seu funcionamento e fixação.
VIDROS E ESPELHOS RETROVISORES
O inspector deve analisar o estado e conformidade de todos os vidros e espelhos retrovisores do veículo, assinalando quaisquer fissuras ou outras deficiências, que pela sua extensão sejam passíveis de provocar a deterioração e a quebra de vidros, ou afectar a visibilidade.
LIMPA PÁRA-BRISAS E LAVA-VIDROS
O inspector deve analisar a existência (Nos automóveis é obrigatória, pelo menos, uma do lado do condutor) e homologação funcionamento e fixação do sistema do limpa pára-brisas, o estado de conservação, dimensões e características das escovas e verificar o funcionamento do Lava Vidros.
Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser feita a inspeção da carroçaria, quadro, cabina , portas, antepara, bancos, janelas, estribos , degraus ,sistema de alimentação de combustível, pára-choques e protecção lateral (dispositivos anti-encastramento), suporte da roda de reserva e dispositivo de reboque.
Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser feita a inspeção ás luzes, reflectores e equipamento eléctrico do veículo.
Este procedimento é efectuado através do método visual e com o recurso ao Regloscópio para verificação do alinhamento e da intensidade das luzes.
Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser feita a inspeção visual ao equipamento diverso do veículo, nomeadamente:
• Triângulo de pré sinalização
• Colete retroflector
• Cinto de segurança
• Extintor
• Caixa de primeiros de socorro
• Caixa de ferramenta
• Tacógrafo
• Dispositivos Anti – Roubo
• Calços de roda
• Limitador de velocidade
• Velocímetro
Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser feita a inspeção aos seguintes componentes e sistemas de veículos de serviço público:
• Ar condicionado e Ventilação
• Iluminação interior e Degraus
• Lugar do condutor
• Lugar dos passageiros
• Cortinas
• Saídas de emergência
Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser efectuado o ensaio com o frenómetro ou desacelarógrafo para verificação da eficiência, desequilíbrio de travagem e avaliação de ovalização e medir a eficiência da Suspensão.
Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser feita a inspeção visual ao sistema de direcção, nomeadamente aos seguintes componentes:
• Volante e Coluna de direcção
• Caixa de direcção
• Limitadores de direcção
• Barras de direcção, tirantes e rótulas
• Direcção assistida
Estas observações e verificações são efectuadas dentro do veículo, no compartimento do motor e na fossa com o auxílio das placas detectoras de folgas.
Também é efetuado um ensaio no Ripómetro que tem como objetivo a verificação do alinhamento de rodas de eixos diretrizes.
Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser feita a inspeção visual aos seguintes componentes do eixo, rolamentos e componentes da Suspensão.
• Eixos traseiros e dianteiro
• Rolamentos das rodas
• Molas
• Amortecedores
• Barras estabilizadoras, tensores e rótulas
• Barras de torção
• Braços de suspensão
• Elementos da transmissão
Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser feita a inspeção visual aos seguintes componentes do sistema de travagem:
• Estado e curso do pedal do travão
• Bomba de vácuo , compressor e depósito
• Reservatório e bomba central de travão
• Indicador de pressão
• Dispositivo de assistência de travagem
• Travão de Estacionamento , alavanca e dispositivo de bloqueio
• Veios de excêntricos e alavanca do travão
• Bomba de vácuo, compressor e depósitos
• Válvulas de Travagem – Comando, descarga rápida e reguladores de pressão.
• Cintas e calços de travões
• Tambores e discos
• Cabos de travões e comando
• Cilindro de travões
• Compensador automático de travagem
• Alavancas excêntricas de afinação automática
• Tubagem flexível e rígida
Este procedimento descreve o método pelo qual deverá ser feita a analise aos gases de escape. Esta operação é mecanizada e é utilizado o seguinte equipamento, de acordo com o tipo de motor:
• Analisador de Gases Motores de combustão interna com sistema de ignição por faísca (gasolina);
• Opacímetro - Motores de combustão interna com sistema de ignição por compressão (Gasóleo).
Condutas de escape e silenciador, Reservatório e condutas de combustível
Inspecção visual para a verificação da presença e condições de montagem e segurança, existência de possíveis fugas, estado das fixações e protectores térmicos.
Emissão de óleo de lubrificação
O inspector deve inspeccionar visualmente se existem fugas de óleo lubrificante nos componentes sujeitos a lubrificação.